O vídeo foi postado por José de Almeida Bispo no you tube.
Sendo que faz parte de um documentário produzido por ele, intitulado ITABAIANA QUATRO SÉCULOS DA HISTÓRIA DE UM POVO.
Esse documentário contribui muito no estudo sobre "a criação de gado" em Sergipe, pois foi a principal atividade econômica dos colonizadores no final do século XVI, logo após a conquista de Sergipe pro Cristóvão de Barros.
Em outros trechos desse documentário que pode ser acessado no youtube, podemos perceber o avanço do gado no sertão sergipano que proporcionou o domínio do território.Logo deu-se a expansão da sociedade do couro, inúmeras manadas foram dizimadas podendo o couro valer mais que o boi. Com a valorização do couro, surgiram as vestimentas de couro, mormente utilizadas pelos vaqueiros. (essas vestimentas são "documentos" para entendermos a história da "sociedade do couro") E Itabaiana foi pioneira nesse processo pois as primeiras manadas de gado adentraram Sergipe por lá, a exemplo temos a chegada do vaqueiro francês Simão Dias.
"Antes de Sergipe ser lavrador, foi Pastor" Felisbelo Freire
Para Feire a identidade sergipana esta na criação do gado. Uma vez que para a colonização e domínio do território o governo luso-espanhol, com a ajuda de garcia D' Ávila criador de gado baiano, expandiu a criação de gado para as terras sergipanas que eram de excelente pastagem.
Os vaqueiros tinham que conduzir e instalar o gado em boas terras, para a reprodução dos animais.
![]() |
mapa da capitania de Sergipe |
Fonte:
SOUSA, Antônio Lindivaldo. Temas de História de Sergipe II. São Cristovão: Universidade federal de Sergipe, CESAD, 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário